04/05/2014

Dica para escrever bem


Oi e-e

Esses dias me fizeram uma pergunta na Ask: faz um post com músicas que você usa para escrever por favor? Infelizmente, como o dono da pergunta não se identificou, eu não posso chama-lo no post.

Enfim, eu acho que se eu colocasse aqui uma lista enorme de músicas que eu amo e uso para escrever, não faria o mesmo sentido pra vocês o que eu sinto ao ouvi-las. Por que? Porque a poesia da música não está só na letra, mas sim no coração de quem à lê. Não adianta nada, uma letra totalmente poética que você não entende nada com um ritmo que não lhe satisfaz. Eu mesma já tentei escrever ao som de Symphonic Metal, Country, Rock e de alguns cantores ou cantoras que eu não gosto tanto do próprio Pop que eu ouço o tempo todo: não sinto a mesma coisa, a mesma inspiração, a mesma animação que quando ouço as músicas que eu tenho baixadas no meu computador. Na verdade, não sinto nada. Com Country, eu tive uma vontade de desligar a música. Com Symphonic Metal, eu parei o texto no meio porque só conseguia pensar em cavalos. Com Rock, eu fiquei com um tédio descarado. E com a parte do Pop que eu não ouço, eu tive três tipos de pensamento, o primeiro foi algo como "Quem essa cachorra who da Lily Allien acha que é pra falar das Musas do Pop?" "Que droga de música é essa?", o segundo foi tipo "Esse Justin Bieber continua tendo uma voz de garota, meu Deus" e o terceiro foi "A Ariana Grande tem uma voz de golfinho parindo enquanto tenta gravar gritos para uma história de terror". Ou seja, com todos os 4 estilos, eu fiquei pensando em coisas que me distraiam do objetivo.

O fato é que, depois desse texto de merda todo, eu vou fazer uma lista com tipos de músicas para situações.


Vingança: O meu preferido, de longe. Escolha uma música bem raivosa, que pode variar de uma letra de Death Metal para uma coisinha Pop insignificante escrita para um namorado qualquer que, quando tirada do contexto, pode servir de ótima inspiração. Músicas desse tipo são preferencialmente animadas, a menos que você escolha alguma dessas mais lentinhas que termina bem forte.

Amor: Esse me dá uma sensação de eca. Escolha uma letra BEM melosa, que alguém totalmente apaixonado escreveu ou copie um trecho de qualquer livro do John Green.

Tristeza: Músicas depressivas, com certeza. Se você quiser passar da tristeza para a vingança, escolha músicas tanto deprês quanto as raivosas, ouça-as numa mesma playlist.

Felicidade: Músicas bem agitadas, com ritmo contagiante. Algo com uma letra bem animada.

Desilusão amorosa: Escolha alguma dessas letras pós-romance, e talvez algumas da Tristeza ou da Vingança.

Como eu não lembro de mais nenhum tipo, eu vou dar-vos um conselho: Você pode escrever maravilhosamente bem, mas não precisa ficar perfeito. Afinal, você é só um adolescente com o Blogger ou um site de Fanfics aberto, e não a J. K. Rowling. Não subestime os outros. Que coisa de mal comida eu acabei de escrever aqui?

Enfim, é isso. Caso você seja o carinha que me perguntou e eu não tenha sido clara, me envie uma outra Ask na minha conta mesmo. É isso.

~Lala

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Obg pelas dicas mossa.Vão ser muito úteis pra minha pessoa,que esta passando por um bloqueio criativo. ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você, procuraria as letras das músicas que não são singles. Elas são infinitamente melhores que singles.

      Excluir
  2. Eu gosto de todos os estilos de música, não consigo escolher um favorito ~ninguém me perguntou isso, eu sei~
    Nunca se disse algo mais correto à respeito do sentimento que cada um tem ao ouvir uma música. Todos somos seres diferentes, sentimentos diferentes vão sair de nós, então indicar músicas pode não ser tão útil quanto indicar temas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um caso raro de não ter um estilo favorito, o que torna bem mais fácil para ouvir música.
      A Yah e a Lulla já me fizeram ouvir Nightwish e tentaram me convencer de que as letras são a oitava maravilha do mundo. Sim, as letras são boas, mas eu não entendo porra nenhuma delas e acho elas complicadas. Mas, por outro lado, elas sentem algo, o que só prova minha tese de que cada um sente algo com alguma música.

      Excluir
    2. Eu sofro de um problema psicológico que afeta parte grande parte do meu cérebro e uma pequena parte do meu hipotálamo que os cientistas ainda não estudaram porque não acharam conveniente, que muitas pessoas acham engraçado e que muita pessoas acham ter quando na verdade não tem, é à chamada síndrome de personalidade incerta, mais conhecida como SPI, que tem como principal sintoma da pessoa gostar de um várias coisas ao mesmo tempo sendo que essas coisas são diferentes e nunca saber tomar uma decisão.
      Eu escuto tudo (isso é claro nos padrões básicos do que eu considero música), tudo o que me indicam ouvir, eu ouço, e sempre acho algo legal na letra que me inspira, seja com um desenho ou escrever. Realmente é mais fácil :v
      ~J.A., seus comentários longos, e na maioria das vezes inúteis~

      Excluir
  3. Eles dizem que sua música favorita não lhe agrada por causa da letra ou do ritmo, e sim pois lhe proporciona sensações vividas em experiências agradavéis. Ou seja, quando eu escuto Sail, eu devo estar sentido sensações parecidas com a do ano passado.
    Eles também dizem que quando você escuta sua música favorita, seus batimentos cardicos aumentam 26 por cento.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamientchy
      Colocay o link lá, mas é @prismaticqueen
      Beijus '3'

      Excluir
  4. Concordo que cada um tem o estilo de sua preferência e com letras de sua preferência, isso é bom porque não fica todo mundo igual.
    Eu penso em cavalos também AUEHAUHEUHAE
    Eu já me identifiquei com as letras e o ritmo da música pop, mas ao longo dos anos o metal estragou tudo. Sei lá se rio ou se choro q
    Já vo monta uma playlist hardcore no meu pc
    Eunaumtinhaoquecomentar
    Bjau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psé
      UEHAUEHAUHEUAHEUA nem preciso dizer que enquanto escrevia a HOP, num pedacinho eu tava ouvindo Nightwish com a Tarjes, preciso? -q
      Antes metal que funk, só dizendu
      Mar comento, entau eu ti amu :v
      Beijus '3'

      Excluir
  5. Nào posso dizer nada,não tenho nenhum gosto favorito,mas que se dane u-u eu ouço a maioria das músicas por curiosidade e cabo.

    ResponderExcluir
  6. Lily Alien é uma fds.
    Aquela música nova dela ficou uma merda. Parece que foi o Jake que escreveu. -q
    Amo tuas dicas <333
    Todo mundo aí em cima fez um comentário diwo e grande, menos eu, eu tô sem criatividade pra escrever tanto, me senti excluída agora :V
    Enfim, não tenho mais o que escrever (Y)
    Continua postando mais dicas, <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as músicas dela são uma merda. O álbum Sheezus é uma grande merda.
      Bullen :V
      (y)
      Okay, só que vcs tem que me sugerir algo pq eu sou um ser humano e nau um jenio da lampada

      Excluir

Evite discussões, não queremos brigas nos comentários;
Críticas positivas serão muito bem-vindas!
Pedidos para ser postador serão ignorados ou excluídos;
E agradecemos pelo seu comentário!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©